Inicio. Saltar al contenido principal.

Acceso a otros temas jcyl.es

Página de inicio de la Junta de Castilla y León

Tempo para o Desenvolvimento

Contacto

Idiomas

Acceso a otros temas jcyl.es

Tempo para o Desenvolvimento Tecnológico Empresarial das PMEs

Contenido principal. Saltar al inicio.

TIMEPYME dirige-se a fomentar a digitalização do negócio para a melhoria da produtividade e competitividade

  • Abre uma nova janelaImprimir conteúdo
  • Partilhar

Autor:

Descriçao:

As TIC não têm por que se associar unicamente a sistemas complexos, maquinaria e aplicações que habitualmente utilizam grandes empresas para optimizar os seus processos. Os empresários em nome individual e pequenas empresas podem pensar que as tecnologias não encaixam no seu negócio, mas se algo é característico das TIC, é a sua capacidade de facilitar o trabalho, organizar as tarefas e permitir o acesso ao conhecimento, e isso é algo a que nenhum empreendedor se pode permitir ao luxo de renunciar.

Um negócio, um empresário em nome individual ou pequena empresa, também tem que ter entre as suas atitudes a criatividade senão quer ficar para trás. Tem que procurar destacar-se, diferenciar-se, melhorar a relação com os clientes, procurar novas formas de vender, de administrar o negócio, etc. E neste palco, a tecnologia ajuda a conseguir estes objetivos Por isso não se deve ver como um gasto, senão como um investimento.

O projeto TIMEPYME pretende fornecer uma visão de, em que medida as tecnologias podem contribuir à melhoria do negócio e que soluções podem ser de interesse para aplicar na cadeia de valor, bem como de casos de sucesso ou projetos de referência de empresas que implantaram tecnologia e obtiveram benefícios tangíveis.

Habitualmente pode-se associar mais a tecnologia à produção. Mas a tecnologia não é unicamente aplicável aos processos produtivos senão também aos processos administrativos e ao serviço e comercialização dos produtos. E é aí onde também as empresas podem utilizar as tecnologias para se diferenciarem dos competidores e ser mais competitivas. É uma oportunidade utilizar as TIC para conhecer as necessidades dos clientes e a qualidade do serviço que se lhes presta, para avaliar novas formas de distribuição e venda de produto, bem como para aproveitar este conhecimento e o integrar com todo o negócio. As TIC também fazem com que se minimizem em alguns aspetos as diferenças entre grandes e pequenas empresas. A presença na Internet, o marketing online, etc. em certa medida, iguala a grandes e pequenos

A inovação está associada à mudança cultural e é importante ter uma atitude positiva em relação a isso. O Projeto TIMEPYME desenvolverá uma série de atividades de sensibilização, formação e capacitação orientadas a que empresários em nome individual e PME’s percebam as vantagens da aplicação das TIC no seu negócio, se informem e capacitem sobre soluções tecnológicas de valor acrescentado bem como conheçam boas práticas e casos de sucesso de empresas que estão a aplicar as TIC. Da realização destas atividades, selecionar-se-ão as empresas que estão consciencializadas dos benefícios das TIC, e têm “alto percurso tecnológico” para poderem implantar soluções tecnológicas para a melhoria da produtividade e competitividade.

O Projeto “TimePYME” é formado, além da Direção Geral de Telecomunicações da Consejería de Fomento, pela Diputación de Ávila, a Camara Oficial de Comercio e Industria de Zamora, o Parque Científico da Universidad de Salamanca, a Associação para ou Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso - ADIRBA (Portugal) e a Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina – CoraNE (Portugal).

Tipo de publicación:

Fecha de publicación:

9 de julio de 2012